Como Fazer Máscara de Proteção de Tecido PAP- Sem Máquina de Costura
Informações do Arquivo
1080x1080px
image/png
1 MB
979 Downloads
Máscara de Proteção em Tecido
Vamos aprender a fazer uma máscara de proteção fácil e prática e sem o uso de máquina de costura. Ela poderá ser utilizada para pessoas gripadas, em tratamento, quimioterapias ou para se proteger do pó na limpeza da casa ou reformas.
Essa máscara de proteção também poderá ser utilizada para se proteger do Coronavírus, por isso ela tem duas camadas de tecido e, lembre-se, tem que ser individual! Não pode ser dividida com ninguém.
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecidos diversos, como: algodão, TNT, tricoline, desde que tenha as medidas corretas cobrindo totalmente boca e nariz além de estarem bem ajustadas ao rosto.
Cuidados de Higiene: troque com frequência (principalmente se estiver úmida), precisa ser lavada com sabão ou água sanitária, deixando de molho por 10 minutos (fique atento com as especificações dos tecidos) e o mais importante não pode ser compartilhada.
Use a máscara sempre que precisar sair de casa. O ideal é usar a máscara por cerca de duas horas, então tenha pelo menos mais de duas máscaras de pano e não esqueça de levar uma sacola para guardar a máscara suja, caso precise trocar.
Agora vamos fazer a máscara de proteção com esse passo a passo super fácil. Siga os passo a passo (PAP) das figuras abaixo e faça a sua máscara de proteção.
Lista de Materiais
Tecido (19 cm altura x 18 cm largura)
Tesoura
Régua
Lápis
Elástico (2 tiras de 18 cm comprimento)
Linha
Agulha
Cortando o Tecido
Vamos começar cortando 2 pedaços de tecido com as medidas de 19 cm de altura e 18 cm de largura. Com o auxílio da régua e do lápis faça pequenos traços para marcar as medidas no tecido. Conforme as imagens 1, 2 e 3.
Após as marcações e com o auxílio da régua, una os traços formando um quadrado. Siga esses passos para os dois pedaços de tecido.
Com a tesoura, corte na linha demarcada. Em seguida, corte duas tiras de elástico com 18 cm de comprimento cada.
Montagem
Pegue as duas partes de tecido e posicione a primeira parte com a estampa para cima e a segunda com estampa para baixo (estampa com estampa) conforme a imagem 12.
Lembrete: Caso o seu tecido tenha lado para a estampa, não esqueça de observar para que a estampa não fique no sentido contrário da posição ao colocar a máscara no rosto.
Os elásticos serão colocados no canto lateral e entre as duas partes do tecido (imagem 13). Marque aproximadamente 1,0 cm do canto e posicione o elástico com uma ponta para fora (imagem 14), prenda com um mini pregador, presilha ou alfinete o elástico no tecido (imagem 15)
Repita o mesmo processo para alinhar e prender todas as pontas do elástico (imagem 16 e 17)
Vamos começar a costurar! Lembrando que precisamos deixar uma lateral aberta com mais ou menos três dedos de medida para depois poder virar o tecido (figura 18). Pegue uma agulha com linha da cor de sua preferência e alinhave fechando toda a lateral do quadrado
Agora vamos "virar" o tecido. Na abertura (imagem 22), comece a puxar o tecido do lado de dentro até a estampa e os elásticos aparecerem por completo.
Com a máscara virada vamos fazer as dobras no tecido. A dobra tem aproximadamente 3 cm cada. Marque cada dobra com o mini pregador, presilha ou alfinete.
Lembrete: Faça com muito cuidado na parte em que a costura ficou aberta.
Faça três dobras e repita o mesmo procedimento para o outro lado.
Com o ferro deixe as dobras bem marcadas para facilitar na costura. Em seguida, costure a borda toda. A lateral que ficou aberta para virar o tecido também será fechada após a costura.
Prontinho! A sua máscara de proteção está pronta para ser utilizada!
Use e abuse da sua criatividade na escolha das estampas para produzir a sua máscara de proteção.