Carta De Crédito O Que É Uma E Como Ela Funciona?

Carta de crédito é um documento que permite que um consorciado consiga adquirir o bem desejado. Como você já deve ter ouvido falar, o consórcio é uma excelente forma de aquisição parcelada de veículos e imóveis. Nele, os valores das parcelas costumam ser bem mais baixos do que se for comparado com as de um financiamento. Porém, a compra não é imediata como vimos acima.

Após a contemplação, o consorciado poderá exercer o seu direito de aquisição do bem e isso será feito.

Muitos acreditam que a administradora de consórcios liberará o valor do crédito em sua conta. Outros imaginam que a empresa comprará o bem e entregará ao consorciado. Mas na verdade, o consorciado recebe. Entretanto esse documento é como um cheque ou um vale compras, que será usado para o pagamento do bem adquirido. Por isso é tão comum as pessoas quererem saber o que é uma carta de crédito, pois é ela que, finalmente, permitirá a concretização da compra do objeto desejado.

Carta De Crédito O Que É Uma E Como Ela Funciona? 20 de março de 2020

Como obter a carta de crédito em um consórcio?

Para obter a carta de crédito, primeiro o consorciado precisa ser contemplado. Já falamos sobre as formas de contemplação nas linhas acima. Contudo, nunca é demais lembrar ​que esse processo precisa ser justo e igual para todos. Para isso, os sorteios são regidos com base nos resultados da loteria federal. Já o lance é uma antecipação das parcelas que ainda estão a vencer. Quem oferece os maiores lances tem mais chances de ser contemplado.

Logo após a contemplação por sorteio, o consorciado recebe a sua carta de crédito. No caso de ser contemplado por lance, precisa efetuar o pagamento do valor ofertado, para receber a carta de crédito em seguida. Em ambos os casos, podem ser exigidos atualização de documentos, como comprovante de renda. Além disso, o consorciado não poderá estar com o nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Como funciona a carta de crédito?

Como você já sabe, a carta de crédito é um documento que permitirá a aquisição do bem por parte do consorciado. Para isso, nela contém algumas informações importantes, como os dados da administradora do consórcio, do consorciado e do consórcio. Além disso, consta também o valor disponibilizado.

De posse da carta de crédito, o passo seguinte é procurar o bem que deseja comprar. No caso de uma motocicleta, por exemplo, ela pode ser nova ou usada e ser vendida por concessionária, loja ou particular. Também pode ser de valor diferente ao da carta de crédito. Se for maior, é preciso inteirar a quantia. Se for menor, a diferença é abatida nas parcelas a vencer.

Para facilitar a negociação,  costumam vir com instruções para o comprador utilizá-la e também para o vendedor receber o seu dinheiro. Porém, é tudo muito simples. Apenas fique atento ao adquirir veículos usados, pois podem existir restrições quanto ao ano de fabricação.

Agora que você já sabe como funciona uma carta de crédito, vaja as vantagens de possuir uma em mãos.

Quais as vantagens em ter uma carta de crédito?

Agora que você já entendeu o que é uma carta de crédito, como funciona e como obtê-la, chegou o momento de descobrir as suas vantagens.

Segurança

Como a carta de crédito é nominal, apenas aquela pessoa está autorizada a utilizá-la. Isso confere muito mais segurança ao negócio, pois não há o risco de alguém roubar o seu crédito. Além disso, você não precisará ir ao banco para fazer transferências nem carregar dinheiro para o pagamento.

Poder de negociação

Além disso a segurança para o consorciado, torna o negócio mais seguro também para o vendedor do bem, que sabe que receberá o valor da venda em poucos dias. Com isso, você passa a ter um grande poder de negociação nas mãos, que facilitará a obtenção de condições melhores, como descontos e brindes. Pode-se dizer , o consorciado tem o mesmo poder de compra como se a negociação fosse à vista.

Atualização de valores

Uma das características mais interessantes do consórcio é a possibilidade de efetuar a compra de maneira totalmente planejada. Depois de contemplado e com a carta de crédito nas mãos, você pode procurar a sua motocicleta com calma e fazer o melhor negócio. Isso é possível porque o valor disponibilizado para a aquisição sofre atualizações. Assim, se o bem de referência fica mais caro, o valor da carta de crédito também sobe. Por falar nisso, clique aqui e veja como comprar uma moto sem erros!

Como usar a carta de crédito?

Sabia que existe mais de uma forma para usar a carta de crédito? Veja as opções logo abaixo!
Aquisição de um bem

Se a ideia é usar o recurso na aquisição de um bem, basta negociar o valor com o vendedor e combinar que o pagamento. Em seguida, deverá entrar em contato com a administradora do consórcio para informar os dados do vendedor e do bem a ser comprado.

Nesse momento, a administradora dará início ao processo de liberação do crédito ao vendedor e alienação do veículo. Em seguida, basta providenciar a transferência de propriedade para o seu nome.