Desempregado ? Veja as Dicas Do Que Fazer

Se você está ou já esteve desempregado deve saber como é ruim não ter um trabalho! Tem muita gente inclusive procurando pelo primeiro emprego e enquanto ele não aparece ficam perdidas, sem saber o que fazer.

Pensando nisso, a gente elaborou 10 dicas do que você pode fazer enquanto estiver desempregado, para aproveitar da melhor forma possível este tempo ocioso enquanto constrói a fundação da sua carreira.

 Desempregado ? Veja as Dicas Do Que Fazer 13 de março de 2020

Pare de se comparar com outras pessoas!

Sério, pare com isso agora mesmo. Não fique pensando que outras pessoas têm trabalho enquanto você está desempregado — isso não vai te ajudar a arrumar um. Cada pessoa tem a sua trajetória e as suas oportunidades; e não será diferente com você. Mas para isso acontecer, esqueça os outros e foque na sua carreira!

Mantenha-se produtivo!

Um erro de muita gente que está desempregado é se render ao ócio: a pessoa aproveita o tempo “livre” para colocar as séries do Netflix em dia, jogar videogame, ver vídeos no YouTube, navegar no Facebook, entre outras coisas. Bem, não faça isso. A especialista em carreiras Heather R. Huhman recomenda que você estabeleça uma agenda de horários para o que é realmente importante, continue acordando cedo, tomando café e se vestindo como se fosse trabalhar — trate a sua busca por um trabalho como se fosse um emprego! Isso te manterá mais motivado e produtivo. O que fazer com o seu tempo? Veja as próximas dicas.
Planeje a sua carreira

Comece fazendo o planejamento da sua carreira: entenda quais são os seus objetivos, o que você pode fazer para alcança-los e (pode parecer clichê, mas não é) defina aonde você quer estar daqui cinco anos. Saber qual é o seu destino te ajudará a escolher o melhor caminho para chegar lá. Além disso, como disse Nietzsche, “aquele que têm um porquê enfrenta quase todo como”.

Arrume um emprego, qualquer coisa serve!

Pode parecer contraditório com o que a gente sempre fala aqui, mas você precisa urgentemente tirar o peso de estar desempregado das suas costas. Não há problema algum em fazer algo fora da sua área, como garçom, vendedor de loja de shopping, atendente de cafeteria, auxiliar de escritório, o que estiver disponível. Como disse o especialista em finanças pessoais Kevin Mulligan, “qualquer emprego é melhor do que nenhum emprego”. Pense nisso.

Além disso, ficar parado só aumenta o seu desespero por um trabalho e isso pode te atrapalhar quando a oportunidade perfeita aparecer. Já pensou ser chamado para uma entrevista de emprego na sua empresa dos seus sonhos, mas na hora de ser avaliado pelo recrutador você deixa o seu desespero falar mais alto do que a sua vontade de trabalhar lá? Você com certeza perderá alguns pontos.

Faça cursos grátis e estude muito

O que não falta na internet hoje em dia são cursos gratuitos e materiais para você estudar. Aproveite o seu tempo para desenvolver novas habilidades que poderão agregar mais valor ao seu currículo, aprofunde-se nos conhecimentos exigidos no cargo que você almeja ocupar no futuro, aprenda um novo idioma ou até faça um curso grátis de empreendedorismo no SEBRAE. As possibilidades são infinitas e você só tem a ganhar ao aprender novas coisas.
Atualize o seu currículo com calma

Entretanto se você está desempregado e não está conseguindo ser chamado para nenhuma entrevista de emprego, está na hora de rever o seu currículo. Primeiro, reescreva a maneira como você se apresenta e descreve as suas experiências profissionais — foque no que você realizou e aprendeu nos seus trabalhos ao invés de falar o que você fazia. Acrescente os cursos e eventos que você está fazendo e participando durante este período desempregado. E não esqueça de algo muito importante: corrija todos os erros de português, se possível peça para alguém revisar para você, pois isso pode fazer toda a diferença na hora do RH ler o seu CV.